quinta-feira, maio 10

Escolhas

"Era uma vez uma história que não acaba nunca. Era uma vez uma tristeza que não acaba nunca. Era uma vez um amor que não acaba nunca. Era uma vez uma pessoa que prefere o nunca."

Poderia ter mudado o rumo da minha vida. Poderia ter sonhado alto e ter realizado os planos. Poderia ter planejado. Mas não. Eu preferi viver apenas. Dizem que isso é triste. Dizem que não é normal. Dizem que  sonhos, planos, planejamentos, características de marketing pessoal e de vendas deviam fazer parte de mim. Mas eu não quero nada disso. Nunca quis. Fiz uma escolha e acho de verdade que ela é a melhor escolha que eu poderia ter feito. Dizem que eu preciso de mais tempo. Que eu preciso cuidar da casa, das crianças, do marido e de mim, de mim primeiro. Mas nada disso faz sentido. Eu escolhi viver. Sim, viver com crianças, marido e eu mesma, eu mesma sempre em conflito. Mas dizem que amar é isso. É sentir-se incompleta todos os dias e buscar no outro aquilo que lhe falta, e encontrar no outro aquilo que te completa. Eu encontrei. Dizem que isso também não é normal. O que é normal então? Que significado tem essa "normalidade" a qual eu não pertenço? A beleza da zona sul da cidade na novela das 8? O mocinho que deixou de ser inocente nos filmes adolescentes? A imoralidade, a vulgaridade e o tipo de familiaridade que as pessoas possuem com coisas que antes eram proibidas, eram contra as regras, eram escondidas? Hoje está tudo aí. Jogam na nossa cara uma felicidadezinha suburbana, inconcreta, abstrata, impossível. Eu escolhi viver, e isso geralmente causa reboliços. As pessoas escolhem sonhar, buscar sonhos, passar a vida inteira tentando algo que não vão conseguir, ou que quando conseguem não lhes parecem mais a perfeição que era... mas eu não... eles querem que eu arme um circo, que eu descubra o porquê do nariz colorido do palhaço, quais as regras entre o domador e a fera, e até quando a fera vai aguentar ser comandada... Sonho é sonho! É impossível ser tão perfeito. Dizem, inclusive, que a perfeição não existe, mas as pessoas sonham com ela. Pra mim é apenas mais um conceito filosófico e ridículo. Querer ser  perfeito é tão clichê quanto esperar um príncipe que venha lhe salvar da masmorra, da torre do castelo. Eu poderia perfeitamente, e digo isso com conhecimento total da causa, ter tido outra vida. Mas minhas escolhas foram conscientes o tempo inteiro. Eu sabia onde chegaria: a lugar nenhum fora de mim e eu prefiro assim.

Nenhum comentário: