sexta-feira, julho 11

Festas Juninas

Festas juninas... que significado afinal elas têm?

Há algum tempo, lembro-me, estas eram datas de celebrações religiosas, adoração à santos e "oferecimentos" de agrados em busca de um inverno sem estragos nas plantações. Hoje qualquer data virou estímulo comercial... Então vamos às compras! Bandeirinhas, prendas, vestidos, chapéus, tranças, fitas, botas, etc etc etc. Mas afinal, "mãe o que estamos comemorando?!"

Fiquei pasma com a pergunta da minha filha, porque eu não tenho uma resposta. Teria até uma resposta religiosa se eu fosse católica, mas não sou. Dei então um novo nome para a festa... rs ùltimo recurso à falta de resposta: Festa de Inverno! "Estamos comemorando a chegada do inverno!" Ela ficou satisfeita e eu também... Mas continuo me perguntando: afinal, o que eles estão comemorando?! rs

Nenhum comentário: