terça-feira, junho 23

O que é escrever?

Hoje vou fazer um texto diferente, um texto que terá leitor específico, alguém que eu nem preciso citar o nome porque vai saber que este é pra ele(a)...


O que é escrever?


Escrever é passar para o papel, ou pra parede, ou pro pc, ou pra qualquer lugar, uma idéia, uma carta, um pensamento, um qualquer coisa organizado de modo linear, ou as vezes nem tão linear assim...

Eu escrevo porque penso demais, porque sofro demais, porque sou alegre demais... eu escrevo porque a vida é boa, porque o amor não acaba, porque os dias passam depressa e perigo esquecer aquilo que passou, aquilo que senti, aquilo que fez algum sentido pra mim... eu escrevo porque meu coração não cala a boca, porque a vida não pára, porque o tempo é curto... mas não escrevo para ser lida, menos ainda para ser copiada, menos ainda mais para ser esquecida.

Escrevo porque parte de mim esquece as coisas, porque alguns sentimentos fazem sentido apenas em palavras, mas são meus. Meus pensamentos, meus argumentos, minhas idéias... não interessa quem as copie, não interessa que interpretação darão a isso... Esse é o meu espaço, e tudo aqui me pertence.

Caso lá fora encontrem coisas minhas (e certamente encontrarão), obviamente terá sido usado por circunstâncias que não são as minhas... por pessoas que não são quem eu sou, que talvez nem se pareçam comigo e que nem fazem idéia da frieza e beleza e loucura que há por trás do que escrevo.

Não importa o que eu fale, não importa sequer se omito ou minto, muitas vezes as pessoas vão preferir fazer da palavra dos outros suas palavras, porque se encaixam nelas, se sentem puxadas a segurar tais palavras como se fossem suas, como se de verdade tivessem vivido aquele momento de loucura, de paz, de amor, de saudade, de seja lá o que for... mas elas não são suas. E isso merece o mínimo de respeito.

As pessoas escrevem para ninguém e por ninguém. Escrevem para tirar de si o peso da palavra... escrevem simplesmente porque vivem da palavra... e isso ninguém, que não escreva por preguiça ou por incapacidade, vai conseguir entender... porque a palavra vale muito, vale nada, vale vida, vale tudo... porque a palavra é o que dá sentido ao dia, a luz, a noite, ao mundo.


Nenhum comentário: